domingo, 24 de maio de 2020

Programação: Como aprender a programar e sua importância

        Nos cursos de computação, a primeira matéria e que vai permanecer até o final do curso é o de algoritmos e programação. Mas porque essa matéria é tão importante nessa área? E quais as vantagens de aprender e evoluir cada vez mais? Não sou bom em matérias de exatas, será que irei conseguir aprender?
        Os algoritmos são a base da programação, por isso ao iniciar o curso, muito dos professores irão tentar focar muito nessa parte. Eles nada mais são do que um passo a passo do que o computador deverá fazer, muitos dão o exemplo de receitas, onde se começa lendo de cima para baixo, linha a linha, dessa forma o cozinheiro vai reunindo as informações de ingredientes e suas quantidades e depois irá começar a preparação do alimento seguindo os passos descritos e por fim se fizer de maneira correta terá um ótimo resultado. Os computadores funcionam da mesma maneira, leem o algoritmo passado a partir de uma linguagem de programação e vão lendo o código linha a linha até chegar em um programa final. Mas como escrever um algoritmo? Bom a primeira coisa é pensar de forma lógica, ou seja, de maneira a usar o raciocínio para resolver o problema. Vamos pegar um exemplo:
    "José é segurança de um bar, seu dever é verificar as identidades e observar se o cliente é     maior de 18 anos, caso não seja deve impedir a passagem dele."
        Bom, primeiramente deve-se pensar como José irá fazer para saber se um cliente é maior de 18 anos, para isso ele ira olhar na data de nascimento e verificar através de uma subtração com a data do ano em que ele se encontra, para simplificações irá se usar somente o ano. O algoritmo pode ser então o seguinte:

     1º Passo - Verificar a identidade    
    
2º Passo - Olhar a data de nascimento
    
3º Passo - Subtrair o ano atual com o ano de nascimento
    4º Passo - Se o resultado é maior ou igual a 18 anos, deixar o
    cliente entrar. Senão, barrar o cliente.


        Esse algoritmo é simples, mas todos os programas se iniciarão de pequenos algoritmos e foram crescendo a partir de novas funções que são implementadas até chegarem em sistemas grandes e complexos. Existem maneiras de transformar esse algoritmo de maneira a ficar mais técnicos, para isso existem algumas maneiras como o pseudocódigo e o fluxograma. O primeiro nada mais é do que uma maneira de escrever o código para entendimento de quem lê, por exemplo para esse código teríamos:

Figura: Pseudocódigo cliente maior de idade

        Já o fluxogramas são blocos que se unem para fazer a lógica do algoritmo, como por exemplo na figura a seguir:
Figura: Fluxograma para verificar se uma lâmpada funciona
Fluxograma – Wikipédia, a enciclopédia livre



        Uma linguagem de programação é uma maneira de escrever algoritmos para que o computador possa entender. Uma das linguagens mais utilizadas para aprendizagem é a linguagem C, pois é uma das mais conceituadas e antigas, além de poder trabalhar com ponteiros e alocação de memória.

Figura: Exemplo de código em Linguagem C
 Código Fonte Programação - Foto gratuita no Pixabay
Fonte: Pixabay

        Mas existem inúmeras outras linguagens para que se possa aprender e dependendo do objeto que se quer atingir. Por exemplo, se pretende seguir uma carreira mais científica ou que envolva inteligência artificial, Python pode é uma das mais utilizadas nesse seguimento, pois contém muitas bibliotecas excepcionais que pode auxiliar na construção do programa, outra seria a linguagem R que é uma linguagem mais voltada para probabilidade e estatística. Já para desenvolvimento WEB a mais utilizada e importante é javascript, cada botão tem uma função que está escrita por ela. Já para o desenvolvimento Android, Java ainda é uma das principais utilizadas.
        Por fim, cada aplicação do nosso dia a dia envolvem sistemas que estão utilizando algoritmos para que suas funcionalidades possam ser executadas de forma a obedecer a "receita" de como foi desenvolvida para sua execução. A programação está hoje em praticamente todos os aparelhos eletrônicos e ditos inteligente, por isso programadores são profissionais essenciais para o mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário