segunda-feira, 25 de maio de 2020

CLP: o que é e como funcionam

Controlador CLP Clic02 CLW-02/20HR-D 3 Weg | View Tech - View Tech ...

Figura: CLP WEG   

O Controlador Lógico Programável, ou CLP, é um computador que faz o controle da automação de processos. Foi desenvolvido na década de 60 nos Estados Unidos para substituir painéis de relés que eram usados para lógica de combinações e sequencial. Eles talvez não sejam muito conhecidos pelas pessoas em geral porque ficam por trás do funcionamento das máquinas, um dos lugares que todo mundo depende de um CLP por exemplo, seria nos semáforos de trânsito.

A ABNT define o CLP como um equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com aplicações industriais. Ele tem um SO que funciona em real time para controlar processos industriais sem perder cada momento da operação, além disso, deve ter capacidades físicas para aguentar ambientes físicos com grande troca de temperatura, pressão, umidade e etc. Por exemplo, o computador que controla a lógica de funcionamentos de semáforos são os CLPs, com isso, eles ficam na rua que é um ambiente que fica as drásticas mudanças de temperatura, umidade, desgastes com o tempo, vandalismo. Além disso, é muito utilizado na indústria principalmente em controle de vazão, nível e automação de esteiras, etc.

Semáforo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Como é um computador, ele possui CPU, fonte de alimentação, memória, processador, módulos de entradas e saídas e dispositivos de programação. Para programar para um CLP pode se usar alguns tipos de linguagens de programação, mas a mais utilizada é a LADDER. Por isso quando for passar por um semáforo ou estiver em alguma empresa que esteja com processos automatizados, eles com certeza possuem um CLP funcionando por trás.

Um comentário: